Viajar para outros lugares, sem se mover, sem pegar um trem, ônibus ou carro: esta possibilidade só o prazer da leitura pode proporcionar. Com este intuito, a Prefeitura de Contagem inaugurou, nesta quinta-feira (11/5), na Escola Municipal Ápio Cardoso, o “Cantinho da Leitura”. O novo local oferece três ambientes para os pequenos leitores: biblioteca, sala de estudos e uma brinquedoteca.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a ArcelorMittal, que executou a revitalização da biblioteca, com a troca de todo mobiliário, pintura de desenhos nas paredes e doação de um acervo de 1.200 títulos, além de um computador e impressora para ajudar nas pesquisas dos alunos.
A nova biblioteca possui, em sua estrutura, uma sala de estudos - que comporta crianças em mesas e cadeiras - e uma brinquedoteca, com jogos, quebra-cabeças, fantoches, vestidos de princesa, tapetes e almofadas para todos se divertirem. Entre os ambientes há isolamento acústico, possibilitando que os professores trabalhem com os alunos sem haver interferência da sala ao lado.
Presente ao evento, a prefeita de Contagem, Marília Campos, falou da alegria de inaugurar o “Cantinho da Leitura” na escola. “Eu tenho certeza que vai ser uma alegria para todos vocês usufruírem deste espaço, feito com tanto carinho. Ler possibilita viajar para outros lugares, estimula a criatividade e a imaginação e, além disso, educa. Aproveitem bastante”, disse.
Sonho Realizado
A diretora da escola, Shirley Ferreira, contou que o projeto nasceu como um sonho: “Foi tudo pensado para estimular a criatividade e também as crianças a procurarem um lugar para a leitura. Agora os alunos ganharam um espaço para mergulharem no mundo da imaginação e os professores têm mais um ambiente para explorar o conhecimento junto com as crianças e jovens”, disse.
A bibliotecária da Secretaria de Educação, Daniela Menezes, destacou que a leitura é um direito das crianças. “A biblioteca é um espaço vivo, onde os estudantes podem exercer o direito à cidadania. Uma biblioteca revitalizada, com livros novos, móveis novos, pensada para as crianças, estimula muito mais o hábito da leitura”.
O aluno do 6º ano, Diego Henrique Rodrigues, 11, disse que adorou a novidade. “Tem coisas muito divertidas, livros novos para ler e está muito mais bonita”, elogiou.
David Leonardo Meira, também do 6º ano, achou o cantinho aconchegante. “Está tudo bonito, colorido, confortável, cheio de brinquedos, jogos e novos livros para ler”, comemorou.
Participaram do evento, o vice-prefeito, Ricardo Faria; a secretária de Educação, Telma Ribeiro; o subsecretário de Ensino, Anderson Cunha; o secretário de Governo e Participação Popular, Pedro Amaral; e o administrador da Regional Vargem das Flores, Wander Batista.